Morre Nana Caymmi aos 84 anos no Rio de Janeiro

Destaques Notícias

Com mais de 60 anos de carreira, Nana Caymmi se consagrou como uma das maiores cantoras do país.

Com mais de 60 anos de carreira, Nana Caymmi se consagrou como uma das maiores cantoras do país.

Cantora Nana Caymmi

Morreu nesta quinta-feira (1º) a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Com mais de 60 anos de carreira, Nana Caymmi se consagrou como uma das maiores cantoras do país.

A morte foi confirmada pelo irmão de Nana, o também cantor Danilo Caymmi. “Nós estamos realmente todos muito tristes, mas ela terminou nove meses de sofrimento intenso dentro de uma UTI de hospital.” A cantora passou por internações desde 2024.

Considerada uma das maiores intérpretes do Brasil, Nana Caymmi dedicou mais de 60 anos à música. Gravou cerca de 40 discos, muitos deles com composições do próprio pai, Dorival Caymmi, e, com sua voz marcante, de timbre grave, também interpretou clássicos de cantoras como Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia.

Nascida em 29 de abril de 1941, Dinahir Tostes Caymmi estreou na música em 1960, aos 19 anos, com “Acalanto”, canção de ninar composta pelo pai quando ela era pequena. Os dois gravaram a faixa juntos.

Em 1966, Nana venceu a fase nacional do Primeiro Festival Internacional da Canção, com a canção “Saveiros”, de Dori Caymmi e Nelson Motta.

Entre os sucessos na voz de Nana Caymmi está “Resposta ao Tempo”, composta por Cristóvão Bastos e Aldir Blanc. A música rendeu o único disco de ouro da artista, pelas 150 mil cópias vendidas. A música foi escolhida para ser o tema de abertura da minissérie Hilda Furacão, da TV Globo. Canções de Nana também foram destaque em novelas como “Beijo partido”, de Toninho Horta, em “Pecado Capital”, e “Não se esqueça de mim”, com Erasmo Carlos, para Caminho das Índias, todas na TV Globo.

Por Mariene Lino

Credito CBN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *